sábado, 23 de julho de 2011

Saudade de (Beijing) Pequim


Aqui na distância, distante dos parques floridos e da brisa que perfuma
As manhãs de primavera da cidade de Beijing, tudo em mim é saudades.
Aqui onde não ouço o cantar dos pássaros que, com seus cantares,
Enchiam de beleza o Parque Ritan o meu peito chora de saudades.
Saudades das manhãs coloridas, perfumadas e cheias de poesias, 
Poesias que davam repouso a minha alma. 
Ah saudade que me maltrata, que me machuca e faz rolar dos meus 
Olhos lágrimas que se perdem aqui, onde me encontro!
Lugar onde os meus olhos não podem ver a beleza do Parque Ritan que
Tanto aprendi a amar, e que se tornou parte do meu espírito, parte da
Minha vida.

Que saudade que sinto do meu caminhar nas trilhas do Chaoyang
Parque no entardecer de domingo! 
Agora tudo está tão distante que não passa de uma miragem, um 
Sonho, um delírio, desejo quase impossível. 
Os meus olhos buscam, os meus pensamentos se aguçam e através 
Destes viajo, vou abraçar a minha amada que ficou em Beijing. 
Quero oferta-la com as flores mais lindas que encontrar no mercado
Das flores (Laitai flower market). 
Em meus devaneios sinto o meu corpo abraçado, envolto no 
Perfume exalado pelas flores que ornamentam o Beihai Parque e 
Então ouço o cantar do vento que ecoa nas copas das árvores que 
Bailam apaixonadamente. 

Sonho com o dia em que caminharei novamente nas lindas calçadas
Da avenida Jianguomenwai, com o meu caminhar displicente,
Despreocupado, admirando a beleza da gente de Beijing. 
Preciso, quero viver os mistério existente no olhar das mulheres
Chinesas.
Ah Saudade que não me abandona! 
Me toma em teus braços e me leve de volta para tudo que deixei na 
China. 
Aqui na distância choro, escondido, no meio da noite esta saudade
Que não me abandona, que não me permite esquecer o lindo e alegre
Sorriso da minha amada Miao Miao. 
Quero, preciso voltar a Beijing, tenho que reencontrar tudo que amo
E que, com muita tristeza no coração, lá deixei.

                                                                                                                            Lido da Silva

                                               *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...