segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gramática da língua portuguesa


Linhas acidentadas, curvas cegas, aclive e declives acentuados
Asfalto escorregadio, assim é a gramática da língua portuguesa. 
Navegar pela gramática da língua portuguesa é como dirigir em
Uma estrada sem escura em noite de chuva, é perigo constante.
Quando me deparo com as concordâncias verbais, normalmente,
Discordo de umas e duvido das outras.
O tempo dos verbos!
Meu Deus, para que os verbos precisam de tempo, se pouco 
Tempo tenho para conhece-los?
Passado, presente e futuro, o que importa?
Os verbos deviriam se contentarem com o fado de existirem e
Pronto. 
O que importa as regras e normas que dificultam a minha vidas.

A gramática da língua portuguesa é uma armadilha, é uma trilha
Na qual caminho com muito cuidado.
A língua portuguesa, é uma pinguela onde a cada passo há um
 "Ponto", quando não é o "dois pontos" ou o "ponto e vírgula".
As pessoas encontradas na gramática portuguesa são mais
Stressadas que as pessoas com as quais convivo no meu dia a dia,
E só servem para me aborrecer.
Não menciono aqui os substantivos que mesmo sendo simples 
Não deixam de ser complicados e compostos de muitos
Problemas. 
Predicados!
Quem haveria de se preocupar com os predicados se não os 
Portugueses?
Os índios viveram séculos nesta terras sem esta figura e nunca 
Reclamaram a falta dela. 
Exceções! 
A gramática da língua portuguesa de tão complica precisa 
Recorrer as exeções que, diga-se de passagem, só servem para
Me enlouquecer. 
Quando deparo com estudando a nossa gramática me deparo com
Uma exceção entro em pânico.  

Língua portuguesa!
A língua portuguesa deveria ser só dos portugueses e com eles 
Permanecer. 
Por que eu, brasileiro, que não tenho nada a  ver com as 
Travessuras dos patrícios, tenho que conviver com tremendo
Pesadelo?
A velocidade máxima permitida nas estradas brasileira é de oitenta
Quilómetros por hora, mas sou mais prudente quando navego na  
Gramática da língua portuguesa, aí guio a oito por hora. 
Todo o cuidado é pouco quando se trata da gramática da língua 
Portuguesa, não é raro ver muito condutores experientes sofrerem
Acidente nesta estrado.
Verdadeiramente a gramática da língua portuguesa é uma estrada
Cheia de armadilhas onde até os mais experientes precisam ter
Muita atenção com a sinalizações e as curvas acidentadas.

                                           *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...