terça-feira, 27 de março de 2012

A sombra desaparece na sombra



O sol do meio dia, ao esconder a minha sombra,
Me assombra.
Me procuro escondido nas sombras do sol mas
Não me encontro, me escondi de sumi.
O escuro da noite engole a minha sombra e se 
Confundem.
Se confundem e, caminhando pelas veredas
Escura,  creio ouvir os meus passos me 
Seguirem.
Assustado apresso os meus passos e estes 
Apressados correm atrás de mim. 
O sol do meio dia rouba a minha sombra e na 
Sombra não consigo me encontrar.

A lua brilhou no céu estrelado e despertou os
Mistérios da noite.
A coruja, bisbilhoteira, vem ver quem passa e o
Que passa,
Os répteis cantarolam enquanto o medo fica à
Espreita. 
O sereno serenou! 
O sereno cai sobre a relva e desabrochou seus
Perfumes que enche o ar e aí permanece até 
Que a lua vá dormir.
A lua vai dormir e leva consigo os seus mistérios,
Os mistérios da noite que nada revela.

O vento frio da madrugada sopra  o sol e o tira
Da cama. 
Desconfiado, o sol surge preguiçosamente por 
Entre as nuvens, e sua luz revela todas as sombras
Que ele haverá de esconder ao meio dia,
A minha sombra aparece, apareço!
Apareço e vejo a minha sombra que me 
Acompanha, ela segue os meus passos enquanto
Eu caminho às alamedas da vida.
Guardar-me-ei do sol do meio dia e direi para
Ele pare que jamais esconda a minha sombra.

                                               Lido da Silva

                                *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...