quarta-feira, 7 de março de 2012

Venci a vida


A vida me bateu, a vida me atirou ao chão, pisoteou tudo o que
Ela pensou ser eu.
A vida quis me derrotar mas, como uma vara verde assolada
Pela fúria de uma tempestade, dobrei, verguei-me até o chão,
Engoli poeira, lágrimas, suportei as dores que a vida me impôs.
Vergado, estendido no chão, vi a vida pisotear-me sem piedade,
Ouvi a vida urrando aos meus ouvidos como o vento urra nos
Telhados nas noites de inverno, mas suportei, superei os
Destemperos da vida, sobrevivi.

No abandono da infância, a vida ofereceu-me todas opções de
Descaminhos e perdição.
A vida me apresentou os vícios, me deu o endereço da contramão,
Mentiu, me mostrou-me o caminho mais fácil, o que leva a perdição 
E disse-me: - O mais rápido é a solução, disse-me também que
Trabalhando honestamente eu jamais juntaria o meu primeiro milhão.
Eu não aceitava a proposta de vida que a vida me oferecia.
A vida que eu queria não interessava à vida,  e então a vida me bateu.
A vida me bateu muito, ela me maltratou, me forçou a dormir ao
Relento e de fome ela quase me matou. Roubou-me a alegria,
E no frio do desprezo, me desprezou.
Chorei, verti lágrimas amargas de tristezas, verguei sob o peso
Das mãos da vida até lamber o chão.
Engoli poeira, bebi as minhas lágrimas e sobrevivi.

A vida é perversa, a vida não da nada de graça e nem faz graças.
A vida é tão falsa quanto a mulher adultera, e ruim quanto a
Madrasta desnaturada, a vida é inimiga de primeira hora.
A vida oferece todos os tipos de pecados ciente de que amanhã,
A sua vida ela virá cobrar. A vida, como um agiota, cobra tudo
E cobra sem escrúpulo, sem piedade.
A vida bate, ela bate até lhe restituirmos o que ela nos deu,
A vida bate em quem recusa as suas ofertas e ela bate muito
Mais em quem aceita o que ela oferece.
A vida me bateu, a vida despejou toda a sua ira sobre o meu corpo
E, pisoteado pela vida comi poeira, bebi as minhas lágrimas para
Não morrer de sede, mas resisti as sua ofertas e a venci.

Lido da Silva

                                       *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...