sexta-feira, 29 de junho de 2012

Empederni



Tenho sido constantemente constrangido por desconhecer
A gramática da língua portuguesa. 
Escrever neste idioma é uma temeridade e, sintaticamente 
Falando, é melhor eu nem pensar no meu desconhecimento
Da gramática desta língua ou nem me atreveria a escrever 
Um bilhete  sequer.
Partindo do principio de que, quando nasci não fui 
Consultado sobre que idioma eu gostaria de usar no meu 
Dia a dia, me sinto desobrigado de ter que dominar a 
Gramática da língua portuguesa.
Sei lá, mas entendo que como cidadão brasileiro posso 
Reivindicar o direito de só falar o idioma brasileiro que
Entendo ser o tupi guarani.

Vejamos se você é conhecedor a gramática desta língua 
Que nos impuseram, e se consegue analisar com precisão
As seguintes palavras; chá, xá, sede, sede, cede, trás, traz,
Sexta, cesta.
E então?
Fácil?
Você explicaria com segurança as diferenças?
Quem disse que a língua portuguesa é fácil?
Por que cobrar dos nossos pobres graduados domínio 
Sobre esta loucura que é o idioma português? 
Falemos o tupi guarani que é a nossa língua e, 
Provavelmente, mais racional que a língua dos patrícios
Que evidentemente não é a língua brasileira.

Há poucos dias fui constrangido publicamente e de forma
Acintosa ao ser forçado, por essa gramática, a concordar 
Com pessoa que eu não conhecia, com um tempo que não
Vivi e com um número que eu desconhecia. 
Como se não bastasse os problemas citados a cima ainda 
Havia um verbo me obrigando a concordar com ele e eu
Nem sequer o conhecia, por pouco não fui preso. 
Isto mesmo, fui constrangido. 
Outro dia me deparei com um tal verbo  “empederni” 
(por um acaso você já ouviu ou sabe o que é isto?).
Fui reprovado em concurso por desconhecê este cara. 
Claro que depois da minha reprovação fui atrás. dei um  
Jeito de conhecer esta figura, odeio este autoritarismo. 
Isto é ditadura, é inaceitável tamanha imposição. 
Temos que ter o tupi guarani como a língua oficial 
Brasileira.
Penso ser esta língua em todos os sentidos mais racional 
Que a língua portuguesa que, outra vez, não é a língua 
Brasileira.

                                   *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fardo

  Envelheci. O que me foi dado a viver, vivi.  Os meus olhos, agora cansados, vêm, ainda que sem muita nitidez, a hora da minha despedida. V...